A TDT – Televisão Digital Terrestre – é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que também funciona através de antenas e que irá substituir a actual teledifusão analógica terrestre. Usa um modo de modulação e compressão digital para enviar vídeo, áudio e sinais de dados aos aparelhos compatíveis.
A TDT permite uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico, oferece uma transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma frequência igual, podendo obter imagens de alta qualidade. Apenas como apontamento, TDT não implica um canal de retorno, ela não é garantia de interactividade.
A TV Digital é a transmissão de dados digitais e não de sinais analógicos. Visto que o sistema analógico transmite sinal vídeo e som, o sistema digital transmite dados de forma binária. Como as imagens e os sons encontram-se no formato digital estes podem ser comprimidos e tratados de modo a que não ocorram interferências.
Na Televisão Digital Terrestre, os sons e imagens dos diferentes canais televisivos são digitalizados, codificados antes de serem transmitidos, sendo difundidos através do ar pelos centros emissores. Depois de ser feita a passagem pelos canais de transmissão, os sinais que são recebidos pelas antenas necessitam de ser descodificados para som e imagem. Esta descodificação pode ser feita através de descodificadores integrados em algumas televisões ou então por um hardware independente.
“TV digital não é sinónimo de TV interactiva” Jorge Ferraz Na generalidade as pessoas confundem televisão digital com televisão interactiva. A principal diferença é que a televisão digital não possui canal de retorno, ao contrário da televisão interactiva, logo, sem canal de retorno não há interactividade. |
. #Plano de teste_grelha de...
. # Entrega Tp6 - Versão Be...
. # Ponto da situação da ve...
. #Aula de OT - 01 Junho 20...
. #Módulos a desenvolver pa...
. # Entrega módulo TP5 - Pr...
. #Reunião com os orientado...
. #Aula de Projecto - 18-05...