Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011
#Briefing

O projecto PegadaTelevisiva insere-se na categoria de televisão interactiva, tendo uma maior ênfase na área de social-iTV.

 

O proposto difere-se dos restantes trabalhos desenvolvidos nesta área, pelo facto de se caracterizar na junção de diferentes ideias, implementadas ou apenas prototipadas. Desta forma, através das pesquisas realizadas, não se encontram em fases de estudos ou até mesmo implementadas, concepções iguais.

 

O trabalho apresenta como factor inovador, o facto de os utilizadores, através da navegação na aplicação, conseguirem desenvolver e posteriormente consultar todo um historio da sua “pegada televisiva”, bem como, toda a possibilidade de sociabilizar informaticamente com “amigos” da rede, conseguirem sugerir aos mesmo programas para visualizarem, conseguirem ter acesso a hipóteses de pré-selecção de programas que poderiam enquadrar-se no seu perfil de utilizador.

 

A área da interactividade pensada para a televisão, encontra-se em forte expansão, tendo como grande objectivo estimular a sociabilização dos seus utilizadores. Estes caracterizam-se por todos os telespectadores que usufruem do uso da televisão. Cada vez mais, nos deparamos com a problemática do isolamento, tendo a televisão uma forte função de fornecer um acompanhamento e forma de lazer.

 

A aposta na área da televisão interactiva - mercado em expansão -, deve-se igualmente ao facto de se ter vindo a analisar os telespectadores sentem necessidade de se manterem sempre em rede (always on). Assim sendo, o projecto PegadaTelevisiva pretende disponibilizar aos telespectadores a possibilidade de conseguirem manter um contacto permanente, através da criação de perfis pessoais.

 

Em Portugal a televisão interactiva encontra-se implementa, por exemplo, na MEO, IRIS-ZON, CaboVisão. Existe todavia aplicações ainda em fase de protótipo como é o caso da WeOnTV. Este projecto, na área da TV Interactiva (Social iTV), projecto desenvolvido no laboratório do Sapo na Universidade de Aveiro, “estabelece a ponte entre conteúdos televisivos e funcionalidades comunicacionais e sociais da Web, tornando disponível, através do uso do telecomando da box, a troca de mensagens instantâneas. A informação de presença (estado e canal televisivo visto pelos contactos do utilizador) e a recomendação de canais complementam esta integração de funcionalidades. Potencia-se, assim, a criação de redes sociais de telespectadores para uma experiência de visionamento colectivo e de comunicação em torno de conteúdos televisivos”. Outro caso de aplicação na área da TV Interactiva é o iNeighbour que consiste no projecto no âmbito universitário. Tem como objectivo obter o seu público de uma forma significativa de jovens gerações, visto que se direcciona para público de uma faixa etária mais elevada, tem especial preocupação com a problemática da alfabetização digital uma vez que são menos familiarizados com as ferradas de Computador.

 

Porém, nenhuma das aplicações anteriormente possibilita a vasta utilização que é pretendida por parte do presente projecto. Independentemente desta situação, existem serviços como: gravar, parar, avançar e retroceder a emissão; social iTV; sistemas de recomendação; sistemas de conversação; histórico televisivo; vídeo clube; karaoke; widgests; integração com redes sociais; emotions; conta do utilizador (perfil); agenda, entre outros, que o projecto PegadaTelevisiva adoptaria como forma de se auto-enriquecer.

 

Toda a elaboração do conceito da PegadaTelevisiva terá em conta factores cruciais como desenvolvimento das interfaces gráficas, nas diferenças existentes na interacção do Utilizador-Computadores versos Utilizador-Televisão.

 

 

 

Fazer o dowlnoad: 

 Briefing.pdf

 


tags:


.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. #Plano de teste_grelha de...

. #Plano de teste

. # Entrega Tp6 - Versão Be...

. # Ponto da situação da ve...

. #Aula de OT - 01 Junho 20...

. # Aula de 25 de Maio

. #Módulos a desenvolver pa...

. # Entrega módulo TP5 - Pr...

. #Reunião com os orientado...

. #Aula de Projecto - 18-05...

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds