Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2011
#Entrega TP01 - Estado da Arte

 

# Missão e Valores

 

 

A missão da PegadaTv consiste em possibilitar de forma inovadora a comunicação em rede através de um display diferente do habitual (televisão). Pretende-se desenvolver esta ideia para diferentes tipos de público, tendo uma abrangência populacional alargada.

Inovação: uma vez que as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com as novas tecnologias oferece-mos um serviço alternativo que possibilita a inserção de diferentes serviços pré-existentes. Sendo esta uma área em constante renovação é necessário uma constante preocupação com as evoluções tecnologias, bem como as exigências dos utilizadores.

 

Confiança: pretendemos agir com transparência, fiabilidade, integridade de modo a criar uma imagem consistente.

 

Orientação para o cliente: respeitamos as pessoas, as suas necessidades e gostos.

 

Criatividade: Uma vez que a aplicação poderá ser utilizada por diversas pessoas, com diferentes gostos, é importante desenvolver uma interface original e cativante.

 

 

# Valor da proposição, processos ou serviços

 

 A televisão interactiva, fortemente inovadora, tal como afirma Jorge Ferraz, ”(…) não é sinónimo de televisão digital(…)”. Esta tem-se vindo a expressar em vários países, como Portugal, mesmo antes de serem introduzidos quaisquer elementos interactivos na televisão (como foi caso do programa "Agora Escolha" e posteriormente, o caso do programa infantil “Hugo”).

Contudo, vários serviços têm surgindo ao longo dos tempos, embora actualmente nenhum implementado desempenhe os conceitos globais do presente produto. Como exemplos de serviços interactivos temos o IPTV, MEO, ZON, CaboVisão. Desta forma, e visto que, os serviços de televisão interactiva em Portugal estão cada vez mais a desenvolver grande potencial de evolução o produto apresentado, ostenta forte potencial/valor. Este serviço oferece a possibilidade dos telespectadores escolherem o seu percurso televisivo, mais concretamente, possibilidade de criar a sua pegada televisiva. O valor do produto pode igualmente ser associado ao facto de poder vir a ser possível aos telespectadores educarem-se no âmbito das novas tecnologias, havendo igualmente, grande preocupação no que                                                                                                                 toca ao desenvolvimento das interfaces devido ao facto de existir um vasto leque de utilizadores, com as mais variadas características.

 

 

# Público-alvo e stakeholders

 

O público-alvo deste projecto destina-se a todas as pessoas que gostem deste género de abordagem multimédia em rede e que tenham relativa facilidade de manuseamento e percepção de equipamentos que permitam a interacção com o televisor (que no caso será o comando onde o telespectador terá de saber lidar com o paradigma dos seis botões, paradigma cromático e de com o paradigma de usabilidade).  

 

# Valores centrais (Análise SWOT)

 

A Análise SWOT consiste, de forma sucinta, na análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usado como base para gestão e planeamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.

  

 

 

 

 

Tal como anteriormente se encontra expresso visualmente, a análise SWOT tem como objectivo efectuar uma síntese das análises internas e externas, implica estabelecer prioridades de actuação e preparar opções estratégicas: riscos/problemas a resolver. Tem como vantagem o facto de realizar uma previsão de vendas em articulação com as condições de mercados.

 

Desta fora, após se ter desenvolvido uma análise esquematizada, procedemos à elaboração de uma tabela, tendo como base a imagem anteriormente apresentada, que nos poderá ajudar futuramente na elaboração do presente projecto

 


 

 

 

 

# Estratégias competitivas

 

Diferenciação: Este projecto permite aos utilizadores saberem o que os seus contactos das redes sociais estão a visualizar nos seus televisores podendo interferir na navegação desses mesmos contactos através de um sistema de recomendação que será implementado.

 

 

# Identidade do nosso projecto

 

Em suma o projecto será denominado “PegadaTV”, este baseia-se na criação de um Histórico interactivo de acessível navegação que permita que qualquer pessoa consiga entender as funcionalidades presentes na interface. E também será implementado um sistema de recomendação em rede onde o utilizador poderá socializar com os seus contactos de redes sociais enquanto está a ver tv no conforto do seu lar, este também poderá saber o que os seus contactos (“amigos”) estão a ver em tempo real e recomendar-lhes que vejam outros programas.

 

 

 

 

 

 

Pesquisas

 

# Sistemas de recomendação – estado arte

 

Visto que hoje em dia a quantidade de informação existente é grande, os sistemas de recomendação são cada vez mais importantes, visto que, reduzem a sobrecarga de informação através da selecção de conteúdo baseado nas preferências do utilizador. Um sistema de recomendação bem pensado/elaborado/aplicado pode significar a conquista dos utilizadores face à problemática de navegação.

 

Após se ter desenvolvido um pequena pesquisa sobre a temática - Sistemas de Recomendação (Recommender Systems) – foi possível constatar que estes podem ser classificados em três categorias, de acordo com a abordagem utilizada para a recomendação:

   - Abordagem baseada no conteúdo (são recomendados produtos similares com os que o utilizador mostrou preferência anteriormente)

  - Abordagem colaborativa (são recomendados itens ecolhidos por pessoas com prefrências semelhantes às do utilizador)

  - Abordagem híbrida (combinam as duas técnicas)

           

Para que seja possível, futuramente, implementar no presente projecto PegadaTelevisiva, a possibilidade se de recomendar produtos, serviços ou pessoas a um utilizador é necessário ter-se conhecimento sobre quem é tópico. Como exemplos, onde se verifica preocupação no que toca aos Sistemas de Recomendação, podemos enunciar: a Amazon como sendo um dos exemplos mais conhecidos de um site que contem um sistema de recomendação; outro exemplo é o Ringo, um sistema para recomendação personalizada de música. Este sistema explora as semelhanças entre os gostos de diferentes utilizadores para recomendar itens, baseando-se no facto dos gostos pessoais apresentarem tendências gerais e padrões entre gostos e entre grupos de pessoas. Os utilizadores criam prefis onde indicam as suas preferências musicais através da avaliação de algumas músicas. O sistema usa os prefis para gerar recomendações para os utilizadores. GroupLens consiste num projecto de filtragem colaborativa de notícias, de modo a ajudar o utilizador a encontrar artigos de interesse dentro de um grande leque de notícias. O sistema recolhe a avaliação dos utilizadores referente a artigos já lidos e utiliza esta avaliação para identificar os utilizadores vizinhos mais próximos com avaiações semelhantes; a Recmobcolaborativa é um sistema de recomendação brasileiro baseado na filtragem colaborativa para ambientes móveis. Tem como objectivo possibilitar a recomendação de conteúdo de interesse para alunos de Engenharia de Computação; Last.fm é outro exemplo de um sistema de recomendação de música; Film Affinity possui um sistema de recomendação que permite encontrar pessoas com os mesmos gosto cinematográficos que o utilizador. Tem por ideia encontrar a “Alma-gémea de filmes”.

 

 


# Estado da arte – televisão interactiva

 

 

A televisão interactiva é um serviço, disponível através da emissão de televisão, que difere da contínua transmissão de programas vídeo.

 É um encontro da televisão com a nova tecnologia interactiva. Permite decidir ao cliente decidir qual o serviço a utilizar em qualquer momento.

As aplicações da televisão interactiva distinguem-se pelos tipos de actividade:

  - Selecção de programas e canais (guias de programação electrónica, sistemas de acesso condicionado, etc.)

  -Escolha de menus e transacções (Video-on-demand, costumização,        t-commerce,etc.)

  -Pesquisa e produção de informação (participação em programas, aceder directamente ao site do programa que estou a ver, etc.)

  -Comunicação (jogos interactivos, comunicação sobre e em paralelo com os programas, etc.)

 


# Serviços interactivos

 

Programa em Enhanced Tv – programa que oferece funcionalidades interactivas relacionadas com o programa que se está a ver, não sendo necessário um canal de retorno para interagir.

Exemplos: Legendas que podem ser activadas e desactivadas

Programa Interactivo – programa que oferece funcionalidades interactivas relacionadas com o programa, com um canal de retorno para interagir, para aceder a mais conteúdo, participar em sondagens passatempos…

Exemplos: Quem quer ser milionário

Serviço Enhanced Tv- Serviço de televisão associado a um canal ou a um operador de pay-tv que fornece funcionalidades interactivas não sendo necessário um canal de retorno para interagir.

Exemplos: Electronic Programming Guides

Serviço de televisão interactiva (informação)- Serviço de televisão associado a um canal ou a um operador de pay-tv que fornece funcionalidades interactivas com um canal de retorno para interagir.

Exemplos: Barra Interactiva

Serviço de televisão interactiva (transacção)-serviço de transacções seguras associadas ao operador de pay-tv que fornece funcionalidades interactivas personalizadas.

Exemplos: Video On Demand

Serviço de televisão interactiva (comunicação)- serviço de transacções seguras associadas ao operador de pay-tv que fornece funcionalidades interactivas personalizadas para fins de comunicação.

Exemplos: Email

 

 

# Televisão interactiva - exemplos

 

WeOnTv

Trabalho de investigação da Universidade de Aveiro sobre a televisão interactiva. Esta aplicação faz ponte entre o conteúdo audiovisual da televisão e os espectadores e as suas redes sociais.

Esta é uma aplicação da área da socialTv

Amigo Tv

É uma aplicação de socialTv que permite partilhar opiniões e sentimentos com os amigos. Esta permite comunicação voz, vídeo e texto. Os utilizadores criam perfis e podem consultar o canal que os seus amigos estão a ver e convidá-los a ver outro canal.

Meo interactivo

É um serviço de televisão interactiva pertencente à Pt telecomunicações. O MEO Interactivo é uma área que lhe permite aceder de forma simples a vários serviços na sua televisão.

Com o MEO Interactivo tem acesso a Notícias, Entretenimento, Jogos e Informações Úteis.

Permite gravação de programas, musicbox, videoclube e vários widgets

Iris (Zon)

A Iris é um serviço de televisão interactiva da Zon. Esta aplicação permite gestão da gravação avançada, pesquisa inteligente, conteúdos à medida, videoclube, navegar, gravar e controlar a emissão.

iNeighbour tv

Projecto de investigação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Aplicação de socialTv destinada a séniores para que estes possam socializar de forma a evitar a solidão. Esta aplicação permite criar uma agenda para a toma de medicamentos de forma a alertar o idosos para quando estes precisarem de tomar o medicamento.

Sofanatics

Sofanatics e uma aplicação de socialTv para fãs de desporto. Surge da necessidade que as pessoas sentem de expressar as suas emoções enquanto vêm desporto na televisão.

 

 

Outros exemplos:

 

Open TV – Open TV Core – software de middleware dirigido para serviços de TV digital mais avançados, incluindo PVR e a TV.

 

Canal+ – MediaHighway – software de middleware de televisão interactiva, introduzido em 1993 por Canal+ Technologies.

 

Microsoft TV – Microsoft TV Foundation Edition –

A plataforma possui um avançado guia de programas interactivo que potencializa todos os serviços da Cabo numa única interface, favorecendo os operadores nas capacidades dos seus serviços.

 

MSN TV / Web TV – MSN TV 2 – set-top-box MSN TV 2 Internet & Media Player, que permite ao utilizador desfrutar de acesso a internet, ver fotografias, ouvir música, aceder ao seu e-mail, vídeos, chat, tudo usando o ecrã de TV .

 

TiVo e DirectTV Plataformas para a gravação e visionamento em diferido de acordo com as opções do utilizador.

 

 

 

 

 

Fazer o dowlnoad: 

 

Estado_Arte..pdf

Pesquisas_21Fev.pdf




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


.posts recentes

. #Plano de teste_grelha de...

. #Plano de teste

. # Entrega Tp6 - Versão Be...

. # Ponto da situação da ve...

. #Aula de OT - 01 Junho 20...

. # Aula de 25 de Maio

. #Módulos a desenvolver pa...

. # Entrega módulo TP5 - Pr...

. #Reunião com os orientado...

. #Aula de Projecto - 18-05...

.arquivos

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds